1 de setembro de 2010

Adaptar-se, ou não?

Em ambientes onde as pessoas precisam interagir constantemente umas com as outras, causando uma relação de coleguismo ou amizade, sempre há uma "ovelha negra", alguém destoante do comum do determinado ambiente. Geralmente essas pessoas sofrem algum tipo de rejeição natural do grupo, mas será isso um motivo de vergonha?
Ninguém é obrigado a compartilhar os mesmos pensamentos e opiniões, assuntos ou hábitos do grupo qual habita, ainda mais se este for frequentado apenas por obrigação, como colégio ou trabalho.
Depende dos pensamentos e do caráter de cada individuo a vontade de se adaptar ao ambiente convivido, cada pessoa sabe o que quer (pelo menos deveria) e cada um pode seguir suas próprias vontades e crenças, sem preocupar-se com a reação das pessoas ao seu redor.

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41)

2 comentários:

  1. Olá, Al - vou te chamar assim, porque você não deixou pistas do seu nome no perfil.
    Achei este blog lá nos primórdios de uma comunidade do orkut e como me interesso por temas cotidianos.. bem, pode contar comigo como sua visitante, rs.

    Você está certo quando diz que cada pessoa pode seguir suas próprias vontades sem preocupar-se com a opnião ou reação alheia. Mas convenhamos.. essa não é a melhor forma de se evitar problemas. Conviver em grupo não é algo simples e na maioria das vezes, ninguém deseja conhecer o outro verdadeiramente. É mais fácil se fechar - com sua opinião, sua crença e suas vontades, que compreender o outro e os outros ao seu lado.

    Vejo que você é um religioso, eu também sou na verdade, por isso talvez compreenda o que quero lhe dizer. Aí vai a pergunta para você: Qual seria então a diferença entre o Ser fechado e o Ser egoísta...? Eu te responderia que não há uma diferença...

    Então que sejamos tolerantes e respeitosos com aqueles que convivemos. Talvez essa seja a resposta para se encontrar um pouco de paz de espírito, rs.

    Certo, a resposta é fácil, sua prática é difícil... mas não custa tentar e se esforçar :)

    Ah! Parabéns pelo blog!
    Seu cantinho é mui bueno, rs.

    ResponderExcluir
  2. Ola Clara!
    bem, meu nome é Gabriel hehe

    veja só, minha intenção foi mostrar que as vezes algumas pessoas sentem-se mal por não se encaixar em um determinado grupo, o qual ele é obrigado a fazer parte, como no colégio. mas que não é preciso passar a ter as mesmas crenças, as mesmas opiniões ou hábitos de tal grupo, mas é claro que pode haver uma interação entre essa pessoa que se destaca e o grupo todo. apenas não há uma convivência maior, como uma amizade.
    você pode conviver com pessoas muito diferentes de você sem precisar ter uma vida parecida.

    muito obrigado! é esse tipo de reconhecimento que me anima a continuar escrevendo hehe :D

    ResponderExcluir