2 de março de 2010

Quando a raiva nos cega

Adoro escutar ou ler as histórias do antigo imperador da Mongolia Gengis Khan, geralmente têm um ensinamento muito bom nos seus feitos. A última que me foi apresentada me deixou tão maravilhado que decidi retratá-la para vocês, até porque fazia tempo que não escrevia aqui.
Num dia qualquer, Gengis Khan e sua corte saíram para caçar. Enquanto os guerreiros carregavam arcos e flechas, Gengis Khan levava consigo seu fiel falcão ao braço. Segundo o imperador mongol, aquela ave era mais precisa do qualquer flecha, porque via o que os homens não eram capazes de ver. Aquele, porém, não fora um bom dia para caçar e o grupo acabou voltando de mãos vazias. Frustrado com a caçada sem resultados, Gengis Khan decidiu caminhar sozinho e, após um longo tempo, estava exausto e com sede. Sem encontrar água corrente para beber, Gengis Khan encontrou um filete de água que gotejava num rochedo. Rapidamente soltou o falcão e sacou uma taça de prata que demorou muito tempo para encher. Quando ele preparava-se para beber, o falcão lançou-se contra sua mão, fazendo a taça voar longe. Mesmo furioso, Gengis Khan imaginou que também a ave estivesse com sede. Caminhou em direção à taça e voltou a enchê-la, pacientemente. Quando a água estava já na metade, o falcão voltou a atacar sua mão, derramando a taça chão novamente. Gengis Kahn amava aquele animal, mas não podia mais perdoar aquele desrespeito. Sacou a espada da cintura e com um golpe certeiro, atravessou o falcão em seu peito. Ainda decidido a matar sua sede, Gengis Khan subiu o rochedo em busca da fonte. E para a sua surpresa, descobriu uma serpente venenosa morta na nascente. Se ele tivesse bebido daquela água, teria morrido em instantes. O falcão tentava protegê-lo. Ele voltou ao acampamento com o falcão morto em seus braços e mandou fazer uma reprodução em ouro da ave. Nas suas asas mandou gravar: "Qualquer ação motivada pela raiva é uma ação condenada ao fracasso".

fonte: Devaneios Urbanos
Muitas vezes nós encontramos situações onde por mais que queiramos algo, há sempre alguém que te impeça de fazê-lo. Quando nossos amigos, pais ou irmãos nos impedem de fazer algo que nós queiramos muito, será mesmo que é por implicância? Muitas vezes eles são objetos de Deus para nos alertar sobre o mal que nossa vontade possa fazer. Mas quando a raiva nos toma por dentro, somos incapazes de ver quando a opnião das outras pessoas podem ser um alerta para as coisas ruins da vida.

3 comentários:

  1. Obrigado por comentar em meu Blog. Quais são suas críticas a respeito de minha postagem? Agradeço o elogio.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Sucesso!

    www.blogdomarcolinoo.blogspot.com

    TO te seguindo xD

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito bom, vou procurar saber mais histórias sobre Gengis Khan. Realmente possui uma moral muito bonita. Gostei!

    ResponderExcluir