17 de fevereiro de 2010

Pedir perdão ou perdoar?

Há muitas palavras que nós usamos muito constantemente em nosso dia-a-dia. Muitas delas são muito bem aproveitadas, usadas de forma que nós podemos tirar muito proveitos delas. Algumas porém, não são muito utilizadas ou são de forma incorreta, sem o sentimento verdadeiro necessário.
Dentre elas está a palavra Perdão. O que significa pedir perdão para você? Pedir desculpas para uma pessoa não serve apenas para que a pessoa a quem foi cometido o erro esquecê-l0, significa dizer que você se arrependeu de tal ato, que reconheceu que estava errado e que quer que essa pessoa te de uma segunda chance para se redimir. Não se pode pedir perdão sem o sentimento verdadeiro, se assim não for feito, no futuro erros continuarão a ser cometidos, e mais perdão será requisitado.
Agora eu lhe faço outra pergunta. O que significa perdoar para você? Você é capaz de não guardar mágoa de uma pessoa, independente do que ela tenha feito? Ou pior, você é capaz de perdoar sem ligar para o número de vezes que aconteça?
Muitas vezes nós falamos: ah, cansei, dessa vez não perdoarei. Se é para ser assim, de que adiantou ter desculpado a pessoa antes? Se você não pode perdoar sempre, as poucas vezes que o fizer serão consideradas falsas.
Realmente existem situações e circunstâncias em que fica muito difícil esquecer as mágoas criadas. Mas eu não estou falando que você deve ser amigo de uma pessoa que te traiu várias vezes, ou que deve estar sempre ali para que seja machucado ou insultado. Estou falando de esquecer o passado ruim, deixar as mágoas de lado, não precisa agir da mesma forma de antes com a pessoa. Você tem que abrir seu coração para aceitar uma possível mudança, estar disposto a aceitar tentativas de reconciliação. Mesmo que a pessoa nunca te peça desculpas pelo ocorrido, você estará livre de um peso, sua parte estará feita, sua consciência estará limpa.
Esteja sempre disposto a pedir desculpas, reconheça sempre seu erro. Mas principalmente, saiba perdoar. Antes de querer ser perdoado, esqueça as más lembranças, perdoe aqueles que o mal trataram. Nós sempre precisamos estar abertos para novas relações, não importa com quem seja.

Um comentário:

  1. Acho que ainda mais importante que saber pedir desculpas é mudar o comportamento e não deixar que sejam palavras em vão.
    E o mais difícil é perdoar nossos próprios erros.

    ResponderExcluir